O quanto você se conhece?

A preocupação com o autoconhecimento é uma das mais antigas da humanidade. Na entrada do templo de Apolo, na cidade grega de Delfos, estava inscrita a máxima: “Conhece-te a ti mesmo”. A frase também é atribuída a Sócrates, um dos maiores filósofos da nossa história.

Se alguém perguntar a você o quanto se conhece, qual seria a resposta?

Você pode achar o questionamento até estranho, mas a verdade é que a prática do autoconhecimento ainda é pouco exercitada e muito difícil de fazermos sozinhos.

As dificuldades e obstáculos, nos possibilitam ter a real noção de quem somos, a partir de nossas respostas e ações. Quando  surpreendidos com as atitudes que tomamos, surgem as famosas frases: “nossa, não sabia que eu era capaz disso” ou “ nunca imaginei que pudesse fazer aquilo”.

Mas, você não precisa esperar que os momentos desafiadores cheguem para promover o autoconhecimento.

Dentro do processo de coaching, o autoconhecimento é uma das maiores formas de aprendizado e crescimento para o indivíduo. Temos ferramentas, validadas cientificamente, que possibilitam o olhar para dentro de si e reconhecer a si mesmo.

Uma das melhoras ferramentas é o ADV- ADVanced Insights Profile, criado pela INNERMETRIX , empresa Americana líder em desenvolvimento de ferramentas de avaliação validadas cientificamente, inovadoras, de alta qualidade e assertividade.

A INNERMETRIX é a única empresa Americana de gestão inteligente de pessoas fundada em 1999 por Jay Niblick, com operações em trinta e um países e atendendo empresas líderes mundiais como Walt Disney, Apple, Google, IBM, 3M e Coca-Cola.

O ADVanced Insights Profile combina três dos principais instrumentos do mundo, cada um especializado em medir um aspecto específico do desempenho humano:

– ATTRIBUTE INDEX, mede como você pensa e toma decisões.
– VALUES INDEX, mede o seu estilo motivacional.
– DISC INDEX, mede o seu estilo comportamental preferido.

Esse nível de autoconsciência e descoberta é essencial para obter o máximo desempenho em qualquer função ou empreendimento, para garantir que você alinhe adequadamente o que você faz melhor com a maneira como você faz isso e por que você é levado a fazê-lo.

Durante décadas, diversos Pesquisadores, estudiosos do Comportamento Humano, todos eles Doutores, PhDs em Psicologia, Filosofia, Direito, Matemática, Consultoria e Tecnologia, por entidades como Harvard, Yale e MIT, dedicaram suas vidas e seus estudos para criar e validar a assertividade e a aplicabilidade destas ferramentas que mensuram diversas características dos perfis de comportamento humano.

O DISC INDEX é a interpretação mais contemporânea do trabalho inovador do Dr. William Marston para entender e medir o estilo comportamental natural de uma pessoa.

Os perfis comportamentais de cada pessoa representam sua melhor forma de agir, chamamos isso de “como? ”.Compreender a sua preferência em relação a resolução de problemas, padrões de interação, estabilidade e cautela te possibilitam saber como agir com cada pessoa.

O DISC INDEX, ainda mede o estilo de comportamento natural e adaptável.

O estilo natural é como você se comporta quando está sendo o mais natural possível. É seu estilo básico e o que você adota quando está sendo autêntico e fiel a si mesmo. Também é o estilo para o qual você reverte quando sob estresse ou pressão. Comporta-se dessa forma reduz sua tensão e é reconfortante.

O estilo adaptável é como você se comporta quando sente que está sendo observado ou quando está ciente do seu comportamento. Este estilo é menos natural e menos autêntico para você e para suas reais tendências e preferências. Quando forçado a adotar este estilo por muito tempo, você pode tornar-se estressado e menos eficaz.

O VALUES INDEX combina o trabalho do Dr. Spranger e Allport para criar o perfil de motivações mais poderoso no mercado atual. Compreender os seus verdadeiros motivadores o torna apto a ser mais feliz e produtiva.

Através da Teoria de Edward Spranger reconhecemos 7 padrões de motivadores, o “porquê” cada pessoa entra em ação.

Estético – um impulso para equilíbrio, harmonia e forma.
Econômico – um impulso para retornos econômicos ou práticos.
Individualista – uma unidade para se destacar como independente e único
Político – um impulso para controlar ou influenciar.
Altruísta – um impulso para esforços humanitários ou para ajudar os outros de forma altruísta.
Regulatório – um impulso para estabelecer ordem, rotina e estrutura.
Teórico – um impulso para o conhecimento, aprendizagem e compreensão.

Os valores ajudam a influenciar o comportamento e a ação e podem ser considerados como uma motivação oculta, porque não são prontamente observáveis.

Compreender seus valores ajuda a dizer por que você prefere fazer o que faz. É vital para o desempenho superior garantir que suas motivações sejam satisfeitas pelo que você faz. Isso impulsiona sua paixão, reduz a fadiga, inspira você e aumenta o impulso.

O ATTRIBUTE INDEX é uma maneira revolucionária de medir habilidades e competências organizacionais para aumentar a eficiência e efetividade individual e de equipe.

Mais de cinquenta anos de pesquisa científica revelaram que existem três estilos distintos de tomada de decisão: pessoal,  prático e analítico.

Cada um de nós pode tomar decisões dessas três maneiras, mas tendemos a desenvolver uma preferência por mais um do que os outros dois. Essa preferência torna-se uma força subconsciente, afetando as decisões que tomamos diariamente e moldando a forma como percebemos o mundo ao nosso redor e a nós mesmos.

O perfil é baseado no trabalho inovador do Dr. Robert S. Hartman (Yale / MIT) e é uma maneira excepcionalmente poderosa de realmente quantificar a capacidade de um indivíduo, é o único que mensura 78 competências.

Mais de 30 estudos de validação fazem do ATTRIBUTE INDEX um dos perfis mais poderosos e confiáveis do mercado atualmente. Usado por mais de 300.000 pessoas em mais de 18 países, pode ajudar a encontrar, desenvolver e manter os melhores talentos.

O ADV promove o autoconhecimento de forma rápida, assertiva e com validação científica, permitindo que você entenda suas preferências comportamentais, os motivadores e seus principais talentos.

A pesquisa realizada pela INNERMETRIX com 197mil pessoas em 23 países, durante 7 anos, mostra que as pessoas mais bem-sucedidas compartilham uma característica comum: a autoconsciência. Elas reconhecem as situações que lhes fazem ter sucesso e isso torna mais fácil encontrarem maneiras de alcançar os objetivos que se ajustem ao seu estilo comportamental.

Também, entendem suas limitações e onde não são eficazes, o que as auxilia a compreender onde não ir ou como não devem agir. Aqueles que entendem suas preferências de comportamento natural são muito mais propensos a buscar as oportunidades certas, da maneira certa, no tempo certo e, assim, obter os resultados que desejam.

Você gostaria de saber:

Quais talentos naturais você tem baseados em como pensa e toma decisões?

Por que você está motivado para usá-los? Motivadores que afetam o engajamento e a paixão.

Como você prefere usá-los? Estilos comportamentais naturais que controlam a conclusão das tarefas, interações interpessoais e desempenho direto no trabalho.

Basta clicar aqui.  Sou Analista e Consultora da Innermetrix Brasil e posso contribuir com seu processo de autoconhecimento.